Couto, S.A e Associação Portuguesa de Doentes da Próstata unem-se para alertar para importância do rastreio atempado

Próstata Sem Tabus nasce com o propósito de sensibilizar os portugueses para a importância do rastreio atempado do cancro da próstata.  A marca Couto e a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDP) lançam uma campanha de sensibilização durante o mês de novembro, que servirá para angariar fundos para a associação.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, partilhados no início de 2022, o Cancro da Próstata é o tumor mais frequente nos homens e a terceira principal causa de morte. O cancro da próstata é uma doença silenciosa e um tema tabu para muitos homens. Uma doença que faz parte da história da Couto, S.A., a Administradora Dra. Alexandra Matos Gomes da Silva, que sucedeu ao marido Alberto Gomes da Silva, falecido em maio deste ano, conta “Esta é uma causa que nos é muito próxima e que entrou na vida da nossa empresa de rompante. O cancro é uma doença terrível e que no caso do meu marido começou de forma silenciosa. Por isso ser tão importante não só o rastreio, mas começarmos a eliminar os tabus sobre o exame, porque é realmente uma questão que pode salvar vidas.”

Assim, a Couto, S.A. decide unir-se à APDP e criar a Próstata Sem Tabus, uma campanha de sensibilização que tem como objetivo trabalhar na prevenção desta doença através da consciencialização do grande público para a importância do diagnóstico atempado, uma vez que a deteção precoce pode fazer toda a diferença no curso da doença e no sucesso do tratamento.

Há ainda muitos preconceitos e tabus em torno dos exames da próstata, mas conforme explica, José Graça Guimarães Gonçalves, Vice-Presidente da APDP, “O exame do PSA é o primeiro rastreio, sendo apenas uma análise ao sangue que permite a deteção precoce do cancro da próstata, e deve fazer parte da rotina de todos os homens, a partir dos 40 anos.”

Sobre a importância do rastreio, o Professor Doutor Paulo Dinis, Chefe do Serviço de Urologia do Hospital de S. João, diz “Tendo em consideração a grande incidência do cancro da próstata e sua excelente probabilidade de cura, se detetado precocemente, deve-se oferecer o seu rastreio a todos os homens com mais de 50 anos ou mais de 45 anos se houver risco familiar ou ascendência africana. Este consiste no doseamento do PSA no sangue e no exame físico digital da próstata. A perspetiva de realização deste exame causa injustificado embaraço e medo num grande número de doentes. Embora desconfortável é, regra geral, indolor e dá informação determinante. A melhoria da saúde e longevidade do homem passa por estas duas medidas simples. Os doentes devem estar devidamente informados e os rastreios devem ser restringidos aos homens com uma expectativa de vida de pelo menos mais dez anos. Há cancros da próstata que não são agressivos, mas hoje é possível identificá-los poupando tratamentos desnecessários. Aqueles de nós que querem saber se têm cancro da próstata clinicamente agressivo e tratá-lo atempadamente, devem abordar o seu Médico de Família ou o seu Urologista para saberem se são ou não candidatos à deteção precoce do cancro da próstata, seus riscos e benefícios e avançar com aquelas medidas tão simples”

Para assinalar esta campanha foi criado o coffret Próstata Sem Tabus, um produto de edição limitada que estará disponível de 1 a 30 de novembro, nas lojas física e online da Couto, S.A., que é composto pelo Couto after shave, o Couto creme de barbear, o creme desodorizante Couto e a icónica pasta dentífrica Couto (24,74€). No final do mês, a Couto doará 10% das vendas do coffret e dos produtos para a barba à APDP.

De acordo com o Vice-Presidente da ADPD: “A taxa de sucesso do tratamento do cancro da próstata é geralmente alta, principalmente quando detetado precocemente. Nestes casos, a taxa de sobrevivência relativa a 5 anos para o cancro da próstata localizado e regional pode rondar os 100%. Daí a importância de campanhas como esta com a Couto, S.A., porque desmistificando o rastreio, podemos levar mais homens a fazê-lo atempadamente e, com isso, podemos estar a mudar a história de várias famílias.”

Os fundos angariados com a Campanha Próstata Sem Tabus servirão para a associação poder continuar o seu trabalho de sensibilização para a importância do rastreio e deteção precoce, bem como, o apoio aos doentes e suas famílias.

“O meu marido, infelizmente, desenvolveu esta doença, apesar do acompanhamento excelente e muito humano de profissionais de saúde de excelência, como o Professor Doutor Paulo Dinis, veio a falecer com uma prostatite aguda. É em memória dele que lançamos esta campanha, para evitar que outros homens e as suas famílias passem pela mesma dor.” Diz Alexandra Matos Gomes da Silva.

Sob o mote do “No-Shave November”, a Couto S.A. convida os homens portugueses a tratar da sua barba, sem cortar, durante o mês de novembro, de forma a sensibilizar para a importância do rastreio precoce do cancro da próstata. Assim, nasce a campanha “Próstata sem tabus”, que doará 10% das vendas dos produtos para a barba Couto, entre 1 e 30 de novembro, à APDP.